CP_1

Apollinaire encontrou finalmente um pai — Cardeal Pölätüo —, um pai na melhor tradição do ser pai, crítico do seu filho delinquente juvenil — nascido poeta e assim feito por sua mãe, que o carregou o tempo adequado a um génio e, como tal, um irresponsável e conspirador secreto. Tal como Abraão, Cardeal Pölätüo está disposto (determinado, na verdade) a sacrificar o seu filho — o que Abraão apenas fez em resposta a Deus. Cardeal Pölätüo é responsável perante uma augusta instituição a cujos olhos o homicídio da Alma (seduzindo a fé para longe do seu dono por direito) é infinitamente pior do que o homicídio do corpo. O Cardeal envelhece para se deliciar na beleza pura do batom rosa-nacarado na sua mão, e para compilar a Filosofia do Pölätüismo — um tratado para uma boa relação entre religião e ciência, à glória de Deus.

x

Stefan Themerson (Plock, Polónia 1910 — Londres, Inglaterra 1988) foi escritor, cineasta experimental, filósofo e poeta. Em 1931, conhece Franciszka Weinles, estudante de arte, com quem se casa e cria grande parte da sua obra, em registo de co-autoria.
Com uma obra vasta e heterogénea, Themerson escreveu romance, poesia, ensaio, uma peça para teatro, uma ópera (libreto e música), um livro sobre fotogramas e cinema experimental, bem como um conjunto de livros para crianças que Franciszka ilustrou.
De 1948 a 1979, Stefan e Franciszka Themerson criaram a editora Gaberbocchus Press, cujo objetivo era produzir “best lookers” em vez de “best-sellers” — ou seja, a concepção de cada livro deveria ser uma expressão do seu conteúdo. Publicaram obras de Guillaume Apollinaire, Kurt Schwitters, Bertrand Russel, bem como as primeiras traduções para língua inglesa de Ubu Roi de Alfred Jarry e Exercícios de Estilo de Raymond Queneau. Pela Gaberbocchus Press, Stefan Themerson publica: Professor Mmaa’s lecture (1953), Cardinal Pölätüo (1961), Bayamus and the theatre of semantic poetry (1965), entre outros.

x

300 exemplares
texto: Stefan Themerson
design: Sofia Gonçalves
edição: Rui Paiva e Sofia Gonçalves
tradução: Paulo Alexandre Moreira

x

Capa mole, com pintura dos topos do livro a negro
[A capa deste livro baseia-se no mosaico Mondriano que revestia o chão da capela privada do Cardeal Pölätüo. É ainda uma homenagem à capa da 1ª edição de Cardeal Pölätüo (Gaberbocchus Press) desenhada pelo próprio Stefan Themerson.]
Offset
192 pp.

P.V.P: 16,5€

Anúncios