Sobre o futuro. Hoje.

RL_capa

RL_indice

A 17 de Julho de 2013 o título deste livro era “O editor contorcionista – catálogo não-oficial das Edições Sá da Costa”. A 20 de Julho de 2013 passou a ser “Não estamos disponíveis para assistir ao encerramento desta livraria”.*

Esta publicação é fruto de uma residência de dois dias, a “Repartição de Leitura”, onde as edições Dois Dias leram as Edições Sá da Costa.

Comprovámos aquilo que para alguns já era uma evidência: o valor de um projeto editorial que desde os primeiros momentos procurou reforçar a educação, num país praticamente iletrado; a liberdade, num país onde esta dava ainda os primeiros passos; tirou os esqueletos do armário do pós-guerra colonial quando as feridas ainda estavam bem abertas; ensinou a ciência, a política, a geografia, a filosofia, o desenho sem complacências com o que é ser menino; tomou os autores e os livros como primeiro alicerce de uma sociedade.

Acreditamos que tudo isto não se perde. Resta-nos decidir se enquanto história, memória, museu ou enquanto futuro.

Queremos agradecer a valiosa colaboração dos Livreiros António, Noémia, Pedro, Salomé e Susana, sem os quais este projeto não teria acontecido. Sem os quais a Sá da Costa, nos últimos 3 anos, não teria existido.

*Para consulta, existe um exemplar na livraria Sá da Costa.

Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: